PROJETO LOCAL - CAUSOS & CALDOS DA CULTURA ALIMENTAR PRATIANA

Responsável: FABIANA MAYRA MORAES

 O Projeto Local foi criado há dois anos para resgatar raízes culturais da culinária típica e local, através de causos populares, de pesquisas e viagens pelo Brasil com uma Kombi chamada Matilde. Os saberes da alimentação e das tradições alimentares, da biodiversidade dos ingredientes às formas de produção e preparo, se configuram como patrimônio imaterial e intangível da cultura de um povo. Olhar para esse patrimônio é a proposta do projeto Local, que vai investigar o que há por trás dos ingredientes que compõem a base da cultura alimentar Pratiana. A ideia inicial do projeto, é fomentar através do audiovisual ao povo de São Domingos do Prata – MG o documentário Causos e Caldos Pratianos com o primeiro Episódio “As Donas das Quitandas”. A quitanda está presente na mesa do dia a dia dos pratianos, na comida de festa e na comida de Santo. Neste episódio, vamos conhecer um pouco das narrativas alimentares de duas Quitandeiras de mão cheia lá dos tempos das vovós. Essas personalidades pratianas são conhecidas pelo nome de Dona Rosa (Cutucum) e Dona Conceição (Boa Vista). Para acompanhar as narrativas, vai ter receitas de família com um toque de segredo e muitas histórias.

Projetos como o Projeto Local, com o documentário Causos e Caldos Pratianos, podem abrir as portas com a produção audiovisual para a comunidade e vislumbrar o futuro através do passado. Uma produção audiovisual se ramifica para diversos setores econômicos gerando postos de trabalho diretos e indiretos, consumo de bens e etc. História, memórias e cultura serão abordadas nesse documentário com força de expressão e contado com a “voz” do povo local. O “DOC” tem um papel pedagógico, histórico, e de inclusão social.

Para o lançamento do documentário, este Projeto Executivo prevê a formação de uma equipe composta por profissionais Pratianos e Mineiros. O lançamento do documentário está previsto para o aniversário da cidade, dia da Festa de São Domingos de Gusmão do ano de 2024.

Objetivos do projeto (Neste campo, você deve propor objetivos para o seu projeto, ou seja, deve informar o que você pretende alcançar com a realização do projeto. É importante que você seja breve e proponha entre três a cinco objetivos.) : Incentivar a produção de fontes a partir da linguagem audiovisual;

Inclusão digital do patrimônio imaterial da cultura alimentar de São Domingos do Prata;

Promover a visibilidade e modos de existir e expressar em comunidade;

Apresentar às nossas crianças, jovens e a toda a comunidade um pouco da cultura alimentar do nosso município a parti de histórias e ensinamentos dessas grandes mulheres e personalidades Pratianas;

Mostrar e Educar com o “DOC” que o sustentável sempre existiu e que nossos antepassados já tratavam o alimento com respeito e sem desperdício.


Metas 

Contos e Caldos Pratianos é uma série documental que iniciará com o episódio “ As Donas das Quitandas” com uma duração de 30 minutos.
Para a realização do documentário, este Projeto Executivo prevê a formação de uma equipe composta por profissionais Pratianos e Mineiros. A ideia é dar continuidade na mostra do Documentário, além de inscrever o documentário em festivais, promovendo o audiovisual e o fazedor de cultura de São Domingos do Prata.
Promover debates e oficinas de audiovisual para a construção de novos episódios ou produção de novos documentários ou filmes.