Cine Prata

Responsável: Alexandre Martins dos Santos

O cinema se faz de suma importância para a cultura de um povo em função de o mesmo constituir-se numa ferramenta de expressão cultural da sociedade na qual se insere. Trazendo emoções, ele atinge as pessoas de uma maneira diferente e especial. Neste sentido, se torna muito assertivo o seu uso como objeto de reflexão sobre os aspectos da nossa sociedade e da nossa cultura.

Por conseguinte, o projeto Cine Prata surgiu com a necessidade de se trazer a arte do cinema para mais próximo dos moradores de São Domingos do Prata, em função de a cultura do cinema estar distante da realidade da maioria dos pratianos uma vez que as salas de cinema mais próximas se localizam em Itabira e Ipatinga, 51,7km e 98,7km respectivamente. Dessa maneira, por causa do preço cobrado pelos ingressos e pela distância a qual se encontram, muitos pratianos nunca foram ao cinema. 

Por meio do Cine Prata, serão realizadas exibições fílmicas gratuitas que possuam conteúdo que possa servir de aporte para análises de cunho reflexivo, por pessoas aptamente capazes a falar sobre o assunto discutido, junto aos presentes antes ou após as exibições, podendo este ser uma pessoa convidada ou um proponente do projeto. Durante a reflexão o orador deverá se preocupar em envolver os espectadores, dando-os a possibilidade da fala, de manifestar suas opiniões e/ou soluções. Com isso, visamos estimular o exercício do pensamento crítico, reflexivo e intelectual ativo, por reflexões feitas a partir dos filmes e/ou curtas-metragens exibidos.

– Promover o acesso à cultura cinematográfica em comunidades rurais, enriquecendo suas experiências culturais;

– Estimular discussões construtivas sobre questões sociais, promovendo o pensamento crítico e reflexivo que inspire a ação positiva e o engajamento cívico;

– Promover a interação entre diferentes gerações nas comunidades rurais, criando um espaço onde jovens e idosos possam compartilhar experiências e perspectivas enquanto assistem e discutem filmes;

– Exibir filmes que representem diferentes culturas, histórias e identidades, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade.

Metas

 

Realização de 6 exibições cinematográficas, por meio do cinema itinerante. Tais exibições se darão nos seguintes locais: 

• 2 Exibições na zona urbana de São Domingos do Prata;

– 1 exibição no distrito de Cônego João Pio, primitivamente denominado Povoado de Teixeiras;

– 1 exibição na comunidade quilombola de Serra;

– 1 exibição na comunidade de Sant’Ana do Alfié;

– 1 exibição na comunidade de Vargem Linda.