Capoeira é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, sendo desenvolvida no Brasil pelos escravizados de origem africana. Essa é uma das manifestações mais genuinamente brasileiras, sendo resultado direto da vivência e a sobrevivência dos escravizados no atual território do Brasil. Foram muitos os praticantes da Capoeira, em especial, nos locais em que houve a maior presença dos africanos, como no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais.
A Capoeira praticada hoje, pode ser dividida, a grosso modo, em duas vertentes principais: a Capoeira Angola desenvolvida pelo Mestre Pastmha (05/04/1889 a 13/11/1981) e a Capoeira Regional desenvolvida pelo Mestre Bimba (23/11/1899 a 05/02/1974), ambos baianos nascidos em Salvador.
Em São Domingos do Prata temos dois tradicionais Grupos de Capoeira que atuam diretamente na nossa comunidade, divulgando esse importante património imaterial: Grupo “Berimbau me Leva”, coordenado por Helbert Rodrigues (Mestre Beto) e a Professora Heveline, esse grupo atua na nossa cidade desde o ano de 2001; e o Grupo “Renovação Erê” coordenado por Walisson Augusto do Amaral (Professor Lelé). Ambos os grupos levam o ensino e a prática da Capoeira Regional a centenas de crianças e adultos pratianos1
“A Roda de Capoeira” foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, como bem imaterial brasileiro, e, no ano de 2014, recebeu o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o maior reconhecimento na área de património.
A Capoeira é um Património nacional e mundial!
Conheça, valorize e pratique a Capoeira, saúde e património na mesma roda!