Corporação Musical Santa Cecília
Uma das manifestações culturais mais tradicionais de Minas Gerais são as Corporações Musicais, que, em tempos passados, costumavam se apresentar nos coretos das praças centrais das pequenas cidades mineiras. Nossa cidade também tem até os dias de hoje duas dessas corporações! Vamos conhecer hoje a mais antiga da cidade: a Corporação Musical Santa Cecília.
A Corporação Musical Santa Cecília foi fundada no dia 08 de dezembro de 1943 e registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas no dia 17 de março de 1954 (SANTIAGO, 1995, p. 216). O maestro idealizador e fundador da Corporação Musical Santa Cecília foi o Professor Tacinho, colocando o nome da santa considerada a padroeira dos músicos. O mestre Pelágio foi o responsável pela corporação durante décadas, sendo a figura mais dedicada na sua perpetuação. Hoje a corporação é regida com dedicação pela maestrina Viviane Pereira.
Aqueles que passam pela rua da sede da corporação sempre ouvem as notas musicais produzidas pelos seus músicos; no local, há também um rico acervo de partituras manuscritas guardadas!
Principais eventos que participa: Alvorada e Vesperal de Prata (Festa de São Domingos/ Aniversário da Cidade); Encontro de Bandas; festividades nos distritos da cidade; eventos regionais e solenidades.
Endereço da sede: rua Dr. Edelberto Lellis, n.º 142, Centro, São Domingos do Prata.
Bem imaterial inventariado do município de São Domingos do Prata – BI 12 Corporação Musical Santa Cecília.
Fonte: SANTIAGO, Frei Thiago. São Domingos do Prata: subsídios para a história. Belo Horizonte: Santa Edwiges, 1995.
Texto: Hudson Martins