A Casa de Cultura conta: a história da nossa igreja matriz.

A Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata, é um dos maiores e mais belos templos católicos no Bispado de Coronel Fabriciano/ Itabira! Além da Imagem de São Domingos de Gusmão, nosso padroeiro, destacamos os lindos vitrais que adornam o seu interior.

 

A sua construção foi iniciada no ano de 1958, sob a liderança do pratiano e pároco da cidade na época, Antônio Sebastião Barros (Titone). A nova matriz foi erguida com a ajuda da população local por meio de “mutirão”. O seu projeto seguiu os princípios progressistas de parte da Igreja Católica, chamada Teologia da Libertação, com a autorização do jovem bispo Dom Marcos Noronha. O interior da enorme torre foi construído com a finalidade de abrigar uma sala de aula (segundo andar) e dormitórios (terceiro andar) para as lideranças rurais que vinham para a sede do município. A base da torre foi concebida para ser o local da venda da produção rural dos atendidos pelas Obras Sociais criadas por padre Antônio: A Feira do Produtor.

 

Fonte:

PEREIRA, José Roberto. Biografia e memória coletiva de um gestor social: Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros. Curitiba: CRV, 2013.