Na manhã de hoje, autoridades municipais acompanharam de perto o andamento das obras de reforma do Grupo Escolar Cônego João Pio, um dos mais tradicionais patrimônios de São Domingos do Prata.
Participaram da visita o prefeito Fernando Rolla, o vice-prefeito e secretário de Educação Edmar Martins, o arquiteto da Prefeitura Francisco, Ludmila da Comunicação, a chefe da Coordenadoria de Cultura Doraliza, a gerente de Patrimônio Jackeline Albeny, o Assessor e Pesquisador do Campo de Públicas Msc. Gilberto da Mata, o arquiteto Sebastião, o empresário da Construtora Loureiro e membros da comunidade escolar.
Durante a visita, foi destacada a preocupação em seguir rigorosamente as normas da construção civil e, ao mesmo tempo, preservar as características históricas do prédio. O imóvel apresentava avarias que poderiam comprometer sua estrutura, e as obras de restauração têm garantido o fortalecimento e a valorização de um dos marcos arquitetônicos mais belos da cidade.
O arquiteto Sebastião relatou sua vasta experiência em trabalhos dessa natureza. Egresso da UFMG, destacou ter atuado em projetos relevantes, como no Colégio Santo Agostinho, além de ter realizado trabalhos para o Ministério da Educação (MEC) e a UNESCO, reforçando a importância de intervenções técnicas qualificadas em edificações históricas.
A Coordenadoria de Cultura acompanha de perto todo o processo, com recomendações voltadas à preservação dos elementos originais, como pisos, cores e disposição das salas. Vale destacar que o Historiador Hudson, que embora não estava presencialmente na visita, também tem colaborado ativamente nos trabalhos de preservação do patrimônio.
A visita evidenciou o cuidado na execução dos serviços, o uso de materiais de alta qualidade e o compromisso conjunto em assegurar que o Grupo Escolar Cônego João Pio mantenha viva sua história e importância para o município.







































A edificação foi construída em 13 de agosto de 1918, para oferecer espaço ao ensino público, em terreno doado pela Prefeitura (prefeito atuante: Sr. Capitão Egídio Lima). Recebeu o nome de Grupo Escolar São Domingos do Prata, tendo como primeiro diretor o Sr. José Neves Cólen.
Sua instalação ocorreu no dia 2 de setembro de 1921, em prédio próprio, com festa de inauguração que contou com a presença de autoridades locais (inclusive representantes do Governador do Estado), alunos e membros da comunidade.
Por volta de 1932, o Grupo recebeu o nome de Grupo Escolar Cônego João Pio, em homenagem ao político e vigário Cônego João Pio, que muito trabalhou pelo município.



13 de agosto de 1918 – Construção do prédio destinada ao ensino público, em terreno doado pela Prefeitura (prefeito: Capitão Egídio Lima).
2 de setembro de 1921 – Instalação oficial e inauguração do Grupo Escolar São Domingos do Prata, com presença de autoridades locais e estaduais.
1932 (aprox.) – Alteração do nome para Grupo Escolar Cônego João Pio, em homenagem ao político e vigário Cônego João Pio.
13 de agosto de 1918 – Ato de criação oficial pelo Decreto nº 5.065.
1937 – D. Albertina de Castro Drumond assume a direção após a aposentadoria do primeiro diretor.
1938 – O Inspetor Técnico Regional, Dr. José de Assis Santiago, solicita salas para o funcionamento da Escola Normal Oficial de São Domingos do Prata.
1939 – Formação da primeira turma da Escola Normal, com 18 alunos.
1951 – Srta. Maria Amélia de Lima assume a direção e cria a Escola Noturna – Serviço de Educação de Adultos (Portaria nº 176, de 02/05/1951).
1953 – O prédio é cedido para funcionamento da Escola Técnica do Comércio Pratiano (CARPE_.
1960 – O Grupo é restaurado e ampliado pela CARPE.
1968 – Comemoração do cinquentenário do Grupo Escolar.
1974 – Passa a ser denominada Escola Estadual “Cônego João Pio”.
1982 – Início de novas atividades e expansão dos atendimentos educacionais.
2024–2025 – Início das obras de restauração e revitalização, com acompanhamento técnico e cultural da Prefeitura Municipal e Coordenadoria de Cultura.
Autor: Gilberto da Mata
Ler mais…